O Projeto Semear desenvolve suas atividades com o aporte financeiro aprovado pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - cuja verba é compartilhada via Termo de Fomento advindo do FIA - Fundo para a Infância e Adolescência - que recebe anualmente repasses das empresas via renúncia fiscal,  onde a figura da Prefeitura, juntamente com a Câmara Municipal, foram essenciais no processo de fomento, sendo o que faz o Projeto Semear, e outros aprovados em diferentes Instituições de Catalão, caminharem com dignidade. 

O Projeto Semear da FENOVA promove atendimento e orientação com apoio psicológico, pedagógico e socioeducativo às crianças e adolescentes matriculados na instituição. Esse processo ocorre por meio de atividades em Reforço Escolar, Atendimento nos Grupos de Psicoterapia e Acompanhamento Familiar, tudo sempre de forma gratuita e em contraturno escolar.

A equipe multidisciplinar é formada por profissionais contratados e voluntários, tais como: pedagoga, psicólogos, assistente social, neuropsicopedagoga, professores de língua estrangeira, professora de letras e mestre em linguística. A equipe adiante das atividades têm em comum, além da capacidade, o sentimento de compromisso que é inerente aos projetos e pessoas da Fenova .

A comunidade nos fortalece e coopera no plantar e cuidar.
Semear é a garantia de um florescer melhor para cada criança e adolescente envolvidos. São eles os nossos beneficiários ao longo de mais de trinta anos de Fenova.