Volta às aulas online - Segundo semestre de 2020

FENOVA reinicia atividades remotas no Segundo Semestre / 2020

Após vivenciar um primeiro semestre repleto de novidades, desafios e conquistas, a Fundação Espírita Nova Vida – FENOVA -  recomeça o último ciclo de 2020 com grandes expectativas.

As aulas remotas, preparadas pelas equipes à frente da dinamização de conteúdos, além das atividades, carregam mensagens de otimismo e ânimo. Cada pessoa envolvida - maestro, professores, monitores, editores de conteúdo e multiplicadores – empenham-se para executar o melhor e proporcionar um entrosamento que leve cada aluno ao sentimento de acolhida durante o aprendizado, como acontece dentro da FENOVA há 32 anos, 18 dentro do Projeto musical.

Sim, o Projeto acaba de completar 18 anos! O então Projeto Cidades, hoje Projeto de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida, atualmente tem mais instrumentos de cordas além do violão (cavaquinho, baixolão e viola caipira), vozes (com a chegada do Coral) e muita história para compartilhar.

E, nesse retorno às aulas, quem diria – remotamente –  há muito para comemorar, pois um desafio não imaginado há 18 anos, quando mal falávamos em redes sociais e internet em Catalão, hoje se tornou rotina de qualidade.

Esses desafios é que tornam o Projeto coeso, assim como a instituição proponente, que arregaça as mangas frente aos percalços aparentes, que na verdade são oportunidades para crescer.

“Vemos como um privilégio poder escrever essa parte da história da Fundação dessa maneira, um pouco distante dos abraços diários, só que muito presentes no cotidiano das crianças, adolescentes e suas famílias. Um novo canal de comunicação foi criado e isso também é perene”, alinhavou Cleuzadir Aires, Diretora Geral da Instituição, além de ser umas das Fundadoras da FENOVA, também presente desde os primeiros passos do Projeto musical na Fundação.

 

Etapa vencida

Foram cerca de  250 conteúdos produzidos e compartilhados com os alunos que participam, em contraturno escolar, das atividades da Fundação: aulas de música (cordas e coral), aulas de reforço escolar, atendimento psicopedagógico e psicológico.

Apesar do distanciamento físico, as ações virtuais aproximaram as turmas, que trocaram bem mais que vídeos e áudios. Foram experiências de aprimoramento social e educacional, que fomentarão o processo de atividades no segundo semestre.  Mesmo a distância, cada aluno compreendeu a importância de seu potencial e pode ver seu esforço admirado, respeitado e reconhecido.

“A maturidade de cada aluno é notada além do aprendizado musical – que é uma das ferramentas que a FENOVA se utiliza para transformar o aluno num cidadão consciente, que colabore com a sociedade como ser humano melhor”, apontou Suelene Ribeiro Franco, Coordenadora do Projeto Semear, uma das frentes da instituição, que atua nas aulas de reforço escolar, atendimentos psicopedagógicos e psicológicos.


Evidenciar significado ao novo normal

E, quando a FENOVA percebeu que tudo mudou...Mudou também! Na imagem inicial desse conteúdo, que retrata a página do site da Instituição, existe um link chamado ‘Aulas Online”, cujo acesso é restrito aos alunos da Fundação. Ali estão publicados os vídeos que já fazem parte desse novo capítulo da FENOVA e seus Projetos.

 

Institucional

Fundação Espírita Nova Vida – FENOVA – oficialmente instituída em 15 de julho de 1988. Fabricamos, através da Marcenaria Nova Vida, produtos em madeira - artesanais e industriais -, para manutenção financeira de atividades cotidianas (aulas de reforço, alimentação, orientações de saúde, distribuição sazonal de material escolar e cestas de alimentos) para estudantes de 7 até 17 anos, que ao se inscreverem na Fundação, automaticamente inscrevem-se no Projeto. O resgate social de crianças e jovens se dá desde o primeiro movimento de um grupo de pessoas que sonhou uma Catalão melhor, por meio da reinserção num mundo digno e igualitário em oportunidades, que independe de credo religioso. A fabricação  de rodos para uso doméstico, de ‘paletes’ (estrados de madeira) utilizados no transporte da empresa CMOC; a  confecção de caixas e apagadores para uso escolar, de cestos para lixo e artesanatos diversos, compõem os primeiros passos em busca da sustentabilidade da Fundação. Os trabalhos artesanais ficam  expostos e à venda  na Nova Vida Artesanato, que tem o mesmo endereço da FENOVA Unidade I, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, Rua Chico Xavier, 83, em Catalão, Goiás.

De mãos dadas com a comunidade 

O Projeto Cultural completa 18 anos em 2020. Apoiado por pessoas físicas e jurídicas da cidade de Catalão e Região via Leis de Incentivo, como a Lei Rouanet, chegou à Fundação pelas mãos do Maestro Cláudio Weizmann em 2002, como forma de aprimoramento das ações em prol da criança e adolescente, por meio de um amplo trabalho cultural e da socialização dirigida com aulas de violão e canto.

De caráter gratuito, tem sua trajetória transparente, passível de auditoria antes, durante  e depois de sua execução, como previsto para projetos incentivados pela Lei Federal Rouanet, número 8.313/91 (incentivos Fiscais, mecanismo Mecenato). A Lei proporciona o repasse financeiro via incentivo fiscal, oportunizando às empresas e pessoas físicas a possibilidade de reverterem o valor destinado à arrecadação habitual e legal de seus impostos para o bem social.

Em 2020, o Projeto Orquestra de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida conta com patrocínio - via incentivo fiscal - das empresas CMOC, John Deere, EcoRodovias, TriSolo e pessoas físicas. Nosso compromisso é com a comunidade da qual fazemos parte. Juntos, buscamos - cada qual em sua labuta -, dias melhores para todos.

 

Serviço

FENOVA Unidade I - Rua Chico Xavier, 83 Bairro Nossa Senhora de Fátima   Catalão - Goiás. 64 3411 3110
Projeto de Cordas Dedilhadas e Coral Nova Vida  |  Projeto Semear  | Nova Vida Artesanato  | Luthieria Nova Vida | Viveiro Nova Vida.

 

 

FENOVA Unidade II - Marcenaria Nova Vida - Área industrial, operacional e logística na produção e expedição de 'paletes', no DIMIC - Distrito Minero-Industrial de Catalão - Quadra 10, Módulo 25, Eixo 03 Catalão - Goiás.

 

Saiba  +

Pelo nosso site e nossas redes sociais em @fenovaoficial.

 

Deise Pasquarelli – Pietro Comunicação    Assessoria FENOVA – 2020   Jornalista MTB 01841

55  64  9 8116 7276



Comentários